O que é um especialista em prótese

Primeiramente, é importante estabelecer a definição de alguns conceitos. Sendo assim, a prótese dentária pode ser encarada como forma de conhecimento que lida com a reposição de tecidos bucais e dentes que foram perdidos por conta de traumas, maus cuidados relacionados a higienização, dentre outros motivos, com o objetivo de manter a saúde bucal, sua forma, função e boa aparência. Além disso, o termo prótese sempre carrega consigo o significado de utensílio capaz de substituir de maneira artificial um componente perdido ou ausente, desempenhando de forma análoga suas funções.

O principal objetivo do especialista em prótese é então promover a reabilitação bucal de seus pacientes, procurando restabelecer todas as funções perdidas ou que foram comprometidas, como a mastigação, a estética e a dicção ou fonética. Dessa forma, o especialista em prótese consegue realizar a restauração dos dentes por meio da fabricação em ambientes laboratoriais, em conjunto com o técnico em prótese dentária, de próteses fixas (aqui entram as coroas feitas com diferentes materiais, dentre eles a porcelana, o metal e polímeros), ou de modelos removíveis (aqui encontram-se as dentaduras, ponte removível e outros tipos de prótese parcial não fixas).

Especialista em prótese: orientando sobre os tipos de prótese

O especialista em prótese tem papel fundamental na orientação do paciente, de forma a esclarecer sobre as possibilidades disponíveis que melhor se adequem às suas condições.

Dito isso, é importante ter em mente os tipos de prótese existentes no mercado, como:

  • Prótese total: popularmente conhecida como dentadura, esse objeto é produzido de acordo com a anatomia da boca e maxilar da pessoa que irá utilizá-la;
  • Prótese parcial fixa: é mais indicada para casos em que houve perda de um ou mais dentes, de modo que o espaço para a prótese não seja demasiadamente grande;
  • Prótese parcial removível: conhecida como ponte móvel, este objeto é fixado por meio de grampos de metal;
  • Implante ósseo integrado: é a alternativa que proporciona maior semelhança aos dentes naturais que foram perdidos.

Especialista em prótese: capacitação na era da tecnologia

Por conta do desenvolvimento de softwares, muitas profissões sofreram adequações. Os programas substituíram a antiga forma de se desenvolver modelos por meio de protótipos físicos, reduzindo o consumo de material, o tempo para sua elaboração, além de obter resultados mais precisos e permitir a pré-visualização antes da produção do material.

Dessa forma, muitos profissionais como arquitetos, engenheiros mecânicos e o especialista em prótese, beneficiaram-se dessas novas facilidades.


Publicações Relacionadas

Regiões onde a Consulta Ideal atende especialista em prótese: