Conheça mais sobra a prótese buco maxilo facial

A prótese buco maxilo facial é a especialidade cujo objetivo consiste em realizar intervenções e cirurgias visando o tratamento de patologias encontrados na cavidade bucal, na região facial e do pescoço. Neste tipo de especialidade encontram-se o tratamento para deformidades faciais por conta de traumas, acidente ou casos congênitos de má-formação, imperfeições nos maxilares e mandíbula.

A cirurgia buco maxilo viabiliza a inserção da prótese buco maxilo facial, de modo que este tipo de procedimento pode ser classificado de duas formas dependendo de sua complexidade. Desse modo, há o procedimento realizado no contexto ambulatorial ou em consultórios, nos quais são realizadas intervenções mais simples, de menor complexidade e que podem ser feitas por meio de anestesia local. Nesse grupo encontram-se a remoção de dentes, pequenos tumores, cistos, implantes dentários e operações de adaptação de próteses.

Nos casos de maior complexidade e que apresentam risco para o paciente, a cirurgia buco maxilo facial é realizada em ambientes hospitalares, uma vez que demandam mais cuidados, principalmente por conta da necessidade de aplicação de anestesia geral. Neste grupo encontram-se as intervenções para fratura em ossos faciais, cirurgias ortognóticas e inserção de próteses.

Prótese buco maxilo facial e suas áreas de atuação

A prótese buco maxilo facial (PBMF) pode ser agrupada em diferentes de acordo som sua atuação, sendo estas:

  • Má formação facial: são os casos congênitos, presentes no nascimento do indivíduo e comprometem o terço médio da face;
  • Perdas maxilares: os problemas nessa região podem ter origens distintas. Sendo assim as principais causas são os casos congênitos e os adquiridos, sendo estes patológicos ou de origem traumática;
  • Prevenção de paciente atleta: a prótese buco maxilo facial corrobora na prevenção contra danos provenientes e choques e impactos na região do rosto por meio de protetores bucais;
  • Pacientes oncológicos: costuma ser sequelas oriundas de diferentes tratamentos oncológicos;
  • Perdas oculares: assim como as perdas maxilares, estas podem ter origens distintas. Sendo assim as principais causas são os casos congênitos e os adquiridos, sendo estes patológicos ou de origem traumática.

Prótese buco maxilo facial e seus especialistas

A prótese buco maxilo facial é uma área específica da odontologia responsável pela reabilitação de pacientes, que apresentam perdas ou má-formação facial, intra e extra orais provocadas por acidentes, dos mais diversos possíveis, trauma, patologias ou distúrbios de desenvolvimento, por meio do uso de próteses.

Sua abrangência em áreas distintas exige grande capacitação dos profissionais que devem apresentar ampla visão clínica para conseguir atuar em equipes diversificadas em âmbito ambulatorial e hospitalar.


Publicações Relacionadas

Regiões onde a Consulta Ideal atende prótese buco maxilo facial: