Descubra mais sobre a prótese de silicone dentaria

O emprego de novos materiais para aplicação em diversas situações e objetos é sempre bem-vindo. Com novos materiais, objetos antigos podem adquirir novas funcionalidades, características, conferindo melhor desempenho, aspecto visual e conforto.

O uso do silicone em componentes como as próteses dentárias removíveis permitiu que no início da década de 90 houvesse uma reformulação na forma como eram feitas as dentaduras, de modo que estruturas metálica passaram a ser substituídas pelo material resistente e flexível.

Apesar do sucesso no passado, a prótese de silicone dentaria não manteve seu posto, de modo que ainda hoje é possível encontrar as próteses mais convencionais, que fazem uso de material acrílico, em um número considerável de tratamentos.

Mesmo assim, apesar da prótese de silicone dentaria não ser uma opção de tratamento que apresente caráter permanente, ela facilita processo de readaptação, apresentando funcionalidades interessantes.

Prótese de silicone dentaria e suas indicações

Existem motivos para a prótese de silicone dentaria ter grande número de adeptos. Um deles consiste no fato de que, o emprego do silicone para fabricação de próteses dentárias, substituindo materiais rígidos que ficam em contato com gengiva e mucosas, evita o desconforto, irritações, feridas e inflamações na região.

Sendo assim, a prótese de silicone dentaria pode ser indicado para:

  • Paciente que passaram pela extração, total ou parcial, de seus dentes;
  • Reembasamento provisório de dentaduras pós acomodação de implantes dentários;
  • Substituição por motivos estéticos da estrutura feita com metais em próteses;
  • Reembasamento de dentaduras e pontes móveis no tratamento contra infecções por fungos.

Problemas associados a prótese de silicone dentaria

Assim como qualquer opção de tratamento, a prótese de silicone dentaria também apresenta seus problemas. As queixas mais frequentes na utilização deste material concentram-se em torno das tentativas, sem sucesso, de uso permanente do material.

Sendo assim, muitos pacientes reclamam frequentemente que a utilização da prótese parcial removível feita de silicone dificulta a mastigação de alimentos, apresentam também fonação, são frágeis a quedas e sua adaptação não acontece de maneira simples e prática.

Por isso, é necessário consultar um profissional especialista para que sejam apresentadas as limitações desta opção, para evitar surpresas no decorrer do tratamento, evitando desperdícios de investimentos.


Publicações Relacionadas

Regiões onde a Consulta Ideal atende prótese de silicone dentaria: