Uso da prótese dentaria de silicone

A prótese dentaria de silicone é uma solução alternativa para pessoas que utilizam dentaduras e ponte móvel. Este tipo de prótese tem sido procurada por oferecer mais conforto e melhor estética ao sorriso já que as dentaduras e pontes móveis apresentam algumas limitações estéticas e mastigatórias que pioram com o passar do tempo.

Assim, o uso de materiais mais macios e flexíveis que possam substituir a parte rígida em acrílico ou metal das próteses é uma surge como uma boa solução, sendo a prótese dentaria de silicone uma das possibilidades.

Saiba quais são as vantagens e quando é recomendado o uso de silicone em próteses dentárias

O uso do silicone para substituir a parte rígida da prótese que fica em contato com a gengiva e mucosa bucal traz algumas vantagens. Veja em que situações é indicado o uso do silicone em próteses dentárias:

  • Sustentação provisória de dentaduras pós instalação de implantes dentários;
  • Reembasamento provisório de dentaduras e pontes móveis durante o tratamento de infecções fúngicas;
  • Substituição estética da estrutura metálica de próteses do tipo ponte móvel;
  • Utilização em próteses removíveis provisórias em pacientes que estejam em tratamento com implantes dentários.

Para saber se a prótese dentaria de silicone é a mais adequada para a situação, procure um profissional da área, pois somente ele está apto a passar as devidas recomendações.

Conheça os possíveis problemas do uso de prótese dentaria de silicone

São muitas as vantagens proporcionadas pela prótese dentaria de silicone, porém, há alguns aspectos que não são tão favoráveis, principalmente, quando há um uso contínuo ou permanente.

Os problemas mais frequentes da prótese dentaria de silicone envolve: dificuldade para mastigar e na fala, complicações na adaptação em seu uso, fragilidade à quedas, entre outros. Por isso, é preciso ficar atento às limitações da prótese dentaria de silicone para evitar possíveis decepções com os resultados do tratamento odontológico. Assim, procure conversar com o seu dentista antes de iniciar qualquer tipo de tratamento, para que ele possa orientá-lo da melhor forma, esclarecendo todas as dúvidas e decidir em conjunto, qual método e a prótese mais indicada para cada tipo de situação.


Publicações Relacionadas

Regiões onde a Consulta Ideal atende prótese dentaria de silicone: