Saiba mais a respeito da prótese dentaria especialidade

A especialidade de forma geral, consiste em uma ramificação do conhecimento que conta com profissionais extremamente qualificados. Por deter conhecimento aprofundado sobre os temas de sua área, os profissionais especialistas conseguem realizar procedimentos complexos visando obter melhores resultados.

A prótese dentária ou prótese dental, por sua vez, é um método na área odontológica que trata da reposição de tecidos bucais e dos dentes perdidos com o intuito de restaurar e manter uma boa saúde bucal, proporcionando melhora na autoestima e na qualidade de vida.

O principal objetivo é a reabilitação estética, fonética e da mastigação através da colocação da prótese dentária especialidade.

Por que optar por uma prótese dentaria especialidade?

A prótese dentária especialidade tem a finalidade de repor ou restaurar os dentes através de próteses fixas (coroas em metal, porcelana e materiais poliméricos e pontes) ou próteses removíveis como a prótese dental, conhecida popularmente como dentadura ou prótese parcial removível, ponte móvel). Atualmente, há prótese dentaria especialidade mais modernas as quais são colocadas sobre os implantes como overdentures, próteses fixas livres de metal e próteses protocolo.

Qual é o profissional especialista em prótese dentária

Há uma certa confusão entre o protesista (cirurgião dentista especialista em prótese dentária) e o protético (técnico em prótese dentária). A diferença consiste no fato de que o protetista atende diretamente o paciente, enquanto o protético presta serviços ao cirurgião dentista. As áreas de competência do especialista em prótese dentaria especialidade constituem:

  • Diagnostico, prognóstico, tratamento e controle de distúrbios cranio-mandibulares e de oclusão por meio da prótese fixa, removível parcial ou total e da prótese sobre implantes;
  • Atividades laboratoriais necessárias para a execução dos trabalhos protéticos;
  • Procedimentos e técnicas para produção de próteses ficas, removíveis parciais e totais em substituição das perdas dentárias;
  • Procedimentos e métodos necessários ao planejamento, confecção e instalação da prótese sobre o implante;
  • Manutenção e controle da reabilitação.

Outras informações

A especialidade se refere a uma área específica do conhecimento, sendo exercida por um profissional qualificado para executar procedimentos com maior complexidade. O seu exercício não implica na obrigatoriedade do profissional atuar em todas as áreas de competência, podendo optar por uma área específica. Para o exercício de qualquer especialidade na área odontológica o profissional poderá solicitar exames complementares que julgar necessários.


Publicações Relacionadas

Regiões onde a Consulta Ideal atende prótese dentaria especialidade: