Conheça mais sobre a prótese dentaria fixa

A perda de um ou mais dentes pode causar desconforto e gerar problemas que afetam não só as funções mastigatórias e de fonética, mas também, de auto estima. Uma das alternativas é recorrer ao uso de uma prótese dentaria fixaA procura por este método é mais recorrente para fins estéticos, mas vale destacar que a falta de um ou mais dentes traz prejuízos à saúde e por isso, é preciso procurar um dentista para que ele possa avaliar o quadro clínico e proceder da forma mais adequada em cada situação, garantindo resultados satisfatórios e melhoria na qualidade de vida.

O que é uma prótese dentaria fixa?

A prótese dentaria fixa é indicada nos casos em que houve a perda de um ou mais dentes, podendo ser unitária ou parcial. Após a sua fixação ela não pode ser retirada, somente o dentista é capaz de fazê-lo. Há quatro tipos de prótese dentaria fixa, sendo elas:
  • Coroa: prótese dentária fixa mais utilizada na qual uma coroa, de cerâmica ou metal, é colocada ao redor do dente;
  • Ponte: utilizada quando ocorre a perda total do dente, substituindo-o;
  • Bloco: quando a maior parte do dente está preservada, realizando apenas a restauração da parte do dente que está faltando;
  • Prótese fixa sobre implante: funciona como a coroa ou ponte, diferindo no fato de não ser colocado sobre o dente e sim, no implante dentário.

Em que casos a prótese dentaria fixa é recomendada?

Este tipo de prótese dentária é indicada nos casos em que é preciso recuperar a estética do sorriso, bem como as funções mastigatórias e fonéticas, devido à ausência de dente. São vários os motivos que podem levar o paciente a perder um ou mais dentes, como por exemplo:
  • Cárie;
  • Fraturas;
  • Quebras no dente;
  • Idade.

É comum que haja certo desconforto no início, período em que o paciente estará se adaptando á prótese dentária fixa. Aos poucos, a prótese irá se acomodar e o incômodo desaparecerá. Qualquer sintoma diferente ou em caso de dúvida, procure o seu dentista para que ele possa examinar e assim, passar as devidas orientações.


Publicações Relacionadas

Regiões onde a Consulta Ideal atende prótese dentaria fixa: