Entenda a prótese dentaria móvel

Os dentes desempenham diversas funções para o corpo inteiro. Eles são importantes para a fala, mastigação e até respiração. Nesse contexto, surge a prótese dentaria móvel, como uma das possibilidades para quem perdeu os dentes voltarem a sorrir. Hoje a odontologia já oferece diversas possibilidades para esses pacientes, e a prótese dentaria móvel é uma delas. A busca por um sorriso mais confiante é uma constante preocupação de quem usa prótese dentária, e a tecnologia veio para somar nesse sentido.

Na sua estrutura, a prótese dentaria móvel possui grampos, que fixam e retém a dentadura e são fabricados na mesma cor dos dentes, e a parte de silicone fabricada no mesmo tom da gengiva. Por ser parecido com o tom natural da boca, muitos dizem que elas são imperceptíveis, e de fato são para quem vê, mas não para quem usa.

Em quais casos é indicado a prótese dentaria móvel?

  • Substituição de alguns dentes;
  • Substituição estética de estrutura metálica;
  • Para quem não quer colocar um implante dentário;
  • Quem busca flexibilidade e fácil remoção;
  • Quem está fazendo algum tipo de tratamento dentário.

Por que usar uma prótese dentaria móvel?

Apesar do avanço da tecnologia, nos dia atuais ainda é muito com a procura constante por dentaduras de silicone. Além da estética, claro, a ideia é melhorar a segurança dentária, por meio da mastigação. Entretanto, é aconselhável usar esse tipo de material durante o período de confecção de outra prótese, ou ainda para uso imediato, após cirurgia de implante dentário. Isso porque como já dito anteriormente, a maioria dos pacientes tem dificuldade em se adaptar a prótese dentaria móvel para usá-la constantemente, por causa do seu material de fabricação.

Entretanto, a gengiva do paciente precisa se adaptar de forma rápida, mesmo que por algumas horas, à prótese dentaria móvel, se isso não ocorre, a irritação ficará visível. A confecção de uma nova prótese dentaria móvel pode ser feita num período de quatro em quatro anos, no geral, e assim devolver um sorriso mais confiante para cada paciente. Contudo, é preciso procurar um especialista para tirar todas as dúvidas sobre a prótese dentaria móvel.


Publicações Relacionadas

Regiões onde a Consulta Ideal atende prótese dentaria móvel: