Conheça a prótese dentaria provisória

Existem vários fatores para uma pessoa perder um dente e precisar colocar uma prótese dentaria provisória. A cárie mal tratada, que resulta em extração, uma grave lesão, o mau cuidado que gerou na perda gradativa dos dentes, ou até mesmo uma doença gengival avançada, como a gengivite, são as causas mais apontadas pelos especialistas. A partir daí, surge a necessidade de recorrer a uma prótese dentaria provisória. Ela possibilita ao paciente levar uma vida normal por um curto período de tempo, até que prótese fixa esteja pronta.

Perder os dentes não é fácil para ninguém, pois além de rebaixar a autoestima, ainda prejudica a arcada dentária. A prótese dentaria provisória vai fazer a substituição provisória da arcada dentária, ou somente de alguns dentes específicos. Trata-se de um procedimento muito procurado, atualmente, pois independente da idade, todas as pessoas querem sorrir, morder e comer normalmente.

Vantagens da prótese dentaria provisória

  • Prótese total removível;
  • Prótese parcial removível;
  • Coloração natural da boca do paciente;
  • Dentes esmaltados;
  • Facilidade para higiene.

Como funciona a prótese dentaria provisória?

Como dito anteriormente, a prótese dentaria provisória pode ser colocada e retirada com facilidade, por isso também é conhecida popularmente como dentadura. No entanto, não aparenta ser artificial, pois o modelo é fabricado com resina natural da cor da boca. Os profissionais usam um tipo de cola que é removido com facilidade. Hoje em dia existem ainda diversas "colas especiais" que os pacientes compram na farmácia e podem usar diariamente.

É importante ressaltar ainda que com o avanço da tecnologia, os laboratórios já produzem apenas o que for necessário ao paciente. E uma pessoa pode ter diferentes tipos de próteses na boca, fixa ou móvel. No caso dos dentes cair, é fundamental a ajuda imediata de um especialista, pois a falta dos dentes além de prejudicar a arcada dentária, pode causar vários problemas, inclusive na fala. Nesse contexto, a prótese dentaria provisória apresenta-se como uma ótima solução, pois além de eficaz é confeccionada em um prazo curto de até quinze dias. Para mais detalhes sobre a prótese dentaria provisória é preciso consultar um especialista.


Publicações Relacionadas

Regiões onde a Consulta Ideal atende prótese dentaria provisória: