Prótese flexível superior

O dentista costuma ter uma ampla gama de opções para pessoas que sofreram queda de dente, que precisaram retirá-los ou que esperam fazer uma operação radical. Dentre essas opções, estão as próteses, que podem assumir muitos formatos, usar muitos materiais, ter vários sistemas de fixação, e que podem ser temporárias ou permanentes. Uma dessas próteses são as flexíveis, que podem ser parciais, totais, superiores ou inferiores.

As próteses têm como função substituir os dentes originais por outros, artificiais. Essas próteses podem ser de materiais plásticos, cerâmicos ou sintéticos, alguns mais duráveis que outros, com propriedades estéticas diferenciadas, e que possuem vantagens e desvantagens. A prótese flexível superior abrange a arcada superior do paciente, e pode ser parcial ou total. Normalmente feita de silicone ou outro material sintético, a prótese flexível superior costuma substituir também o uso possível de prótese fixa. Por ser flexível, tem vantagens em relação á prótese com grampos metálicos visíveis.

A aparência da prótese flexível superior muito interessante

Você pode conferir buscando exemplos com o seu dentista. As próteses flexíveis superiores costumam ser muito bonitas, imitando facilmente o tecido gengival e os dentes originais. Elas também são muito fáceis de usar, de retirar (quando móveis), e de guardar. os materiais facilitam tudo isso, e os preços nem são muito elevados. Veja alguns usos para a prótese flexível superior:

  • Substituição total ou parcial de dentes retirados ou que caíram;
  • Substituição temporária dos dentes para futuro implante ou outra solução fixa;
  • Melhoria imediata do sorriso de pessoas com problemas em todos ou parte dos dentes, cujo posicionamento ainda seja razoável;
  • Solução que precisa de manutenção para pessoas que não querem tratar os problemas permanentemente (ou que não podem arcar com isso).

Os materiais mais usados para prótese flexível superior são acrílico e silicone

Você deve se perguntar se as opções de prótese flexível superior são muito extensas. São dois os materiais mais usados para elas: acrílico e silicone. Mas eles não são idênticos. O acrílico, mais antigo, tem uso mais amplo, e o silicone, mais restrito. Todo processo de escolha deve partir do seu caso em particular, das recomendações do seu dentista e da orientação quanto ao uso de cada material para a prótese. O silicone, sendo mais macio, não é recomendável para algo que se proponha ter maior tempo de uso, por exemplo. E assim por diante.


Publicações Relacionadas

Regiões onde a Consulta Ideal atende prótese flexível superior: