Prótese obturadora de palato

Os problemas maxilofaciais algumas vezes têm a ver com situações em que o maxilar precisa ser removido total ou parcialmente. Esses casos são devidos a traumatismos, anomalias, leishmaniose ou mesmo a consequências de tuberculose, sífilis ou uso de drogas. Nesses casos, o palato permanece aberto, e dificulta diversas funções, podendo até precisar ser preenchido por uma prótese, por exemplo.

Esse é o caso da chamada prótese obturadora de palato. Imagine o quanto de complicações orais e funcionais, assim como de qualidade vida, essa prótese pode solucionar.

Os benefícios da prótese obturadora de palato são muitos. Ela substitui sondas nasoenterais, serve como tamponamento (em caso de tampões curativos), limita ou anula processos infecciosos diversos, assim como problemas funcionais, e diminui riscos de depressão e invalidez. As próteses obturadoras de palato podem, em relação á cirurgia, ser moldadas antes, durante ou depois dela. Há obturadores de diversos tipos, alguns bem tradicionais, do começo do século XVIII, e outros com sistemas ocos, infláveis e mais modernos.

Tipos de prótese obturadora de palato

Ao contrário de outras próteses, embora diferenciadas em materiais, a prótese obturadora de palato pode usar muitos materiais, cada qual com suas propriedades e pode ser de vários tipos.

De forma geral, os obturadores podem ser palatinos ou velopalatinos, estes últimos somente moldados após a cirurgia. Todos podem ser temporários, permanentes ou imediatos.

  • Os materiais alginato, silicone e guta percha são usados para a impressão da cavidade;
  • Resinas auto, foto e termopolimerizáveis são usadas para a prótese;
  • Resinas soft, aquaplast e placas de acetato também;
  • Todos esses materiais têm propriedades específicas, assim como variações durante a fabricação da impressão e da peça.

Existe alternativa á prótese obturadora de palato?

Sim, existe o enxerto. A prótese tem várias vantagens, como ser usada como sustentação a curativo, para diminuir secreções e para restabelecer a harmonia da face. A prótese, no caso, é mais indicada para pacientes de idade mais avançada e além de promover muitas funções anteriormente perdidas, protege a área. O enxerto é mais indicado para regiões centrais do palato, mas pode ser rejeitado, assim como pode facilitar necrose. Consulte seu especialista.


Publicações Relacionadas

Regiões onde a Consulta Ideal atende prótese obturadora de palato: