Prótese protocolo

Você já deve ter ouvido falar de ponte dentária. Esse artefato, como o próprio nome indica, faz uma ponte entre dentes que precisam ser substituídos ou que já caíram. Há casos, porém, em que essa substituição precisa ser ainda mais radical, para mais dentes ou mesmo para toda a arcada dentária, sem que seja necessário trocá-la toda, mas para agregar aspectos visuais (gengiva e dentes, por exemplo). Esse tipo de situação, muito variável, convida ao uso da chamada prótese protocolo, que pode ser parcial (diversos dentes) ou total.

A prótese protocolo não é uma prótese necessariamente móvel, nem temporária, mas geralmente fixa e é colocada por meios diversos em implantes, ou seja, requer todo o procedimento cirúrgico de vários implantes. Feita geralmente de acrílico, a prótese protocolo, para ser encomendada, precisa responder a tantas dúvidas quanto aquelas que envolvem um implante. Ou seja, ela pode variar também tanto próteses para implantes, com o benefício de responder por muitos dentes de uma vez.

Características relevantes ao se contratar uma prótese protocolo

Não é apenas a necessidade ou vontade de trocar o sorriso como um todo que torna viável usar uma prótese protocolo. Há sinais que a dificultam, outros que a facilitam, muitos que precisam ser estudados com mais calma, e combinados com o seu dentista. Não pense na prótese protocolo como uma forma mais barata de evitar trocar todos os dentes por implantes.

  • A prótese protocolo leva em conta a exposição das gengivas;
  • Ela tem a ver com o aspecto estético, necessariamente;
  • Ela precisa combinar com sua forma de mastigar, assim como com seus hábitos alimentares;
  • Haverá osso suficiente para o suporte?
  • O paciente sofre de doenças ou tem hábitos que dificultariam a sua implantação (da prótese protocolo)?

A prótese de tipo protocolo pode ser de vários tipos?

Sim, a prótese protocolo pode ser fixa, removível pelo paciente e removível pelo dentista. Ela tem características diferentes a depender da necessidade de responder a questões de facilidade de uso e de higiene, e suas propriedades de uso também variam em função disso. Ou seja, não é porque uma prótese de tipo protocolo é removível que mantém as mesmas características de uso que uma fixa, ou removível pelo dentista. Tudo isso precisa ser estudado, e combinado entre o paciente e o profissional.


Publicações Relacionadas

Regiões onde a Consulta Ideal atende prótese protocolo: