Saiba mais sobre a prótese adesiva

Manter um sorriso saudável está associado a hábitos e costumes que devem ser incorporados ao longo da vida. É preciso ensinar e educar desde jovem as práticas para se manter uma boa higienização, além da ingestão de alimentos que corroboram para manutenção dos dentes. Grande parte dos casos odontológicos pode ser associada aos maus cuidados e relapso do indivíduo para com a sua saúde bucal. Obviamente que outros quadros atrelados a patologias, traumas e acidentes também corroboram para a necessidade de tratamentos como cirurgias e utilização de próteses.

As próteses apresentam diversos tipos. Dentre as opções disponíveis encontra-se a prótese adesiva que, como próprio nome indica, é um procedimento onde ao material pode ser retirado. É um procedimento menos invasivo que a prótese fixa. Neste processo, há um menor desgaste nos dentes, uma vez que o cirurgião dentista irá remover parte do esmalte dentário apenas. Esse desgaste promovido pelo dentista tem o propósito de criar espaços nos quais a prótese adesiva possa se encaixar sem maiores dificuldades.

Por fim, a prótese adesiva pode incluir também as faixas adesivas colocadas em dentaduras, coroas ou pontes, como forma de garantir maior firmeza e aderência na boca do paciente.

Prótese adesiva e seus materiais

O termo prótese dentária adesiva, ou somente prótese adesiva, trata do dispositivo exclusivo para reposição de dentes, que apresenta fixação por meio de finas estruturas metálicas adesivadas dispostas nos dentes naturais do paciente. Sendo assim, a técnica depende dos dentes sadios que servem como suporte, de modo que, dependendo do local de aplicação, a técnica adesiva apresenta resultados estéticos bem interessantes.

Por ser um tipo de tratamento menos invasivo e mais simples, quando comparado a coroa ou pivô, a prótese adesiva é considerada como uma boa opção econômica.

Com relação aos materiais que podem ser empregados para as próteses, encontram-se:

  • Estruturas de metal com cobertura de porcelana;
  • Estruturas de metal com cobertura de resina;
  • Material feito integralmente em porcelana;
  • Fibras sintéticas.

Desvantagens da prótese adesiva

Apesar de ser muito popular, ter procedimento simples e ser mais econômica, a prótese adesiva apresenta desvantagens com relação a sua resistência. Por conta e sua simplicidade, a maneira como é realizada o encaixe da prótese adesiva nos dentes conta com estruturas mais delicadas, de modo que ficam mais propensas à fratura. Além disso, o resultado estético pode variar muito dependendo do local de aplicação, inviabilizando alguns casos.


Publicações Relacionadas

Regiões onde a Consulta Ideal atende prótese adesiva:


prótese adesiva
prótese adesiva