Indicações para adotar a prótese de bochecha

As intervenções cirúrgicas se tornaram cada vez mais populares. Tornaram-se procedimentos simples de realizar e contam com muitos profissionais capazes de realizar os mais variados tipos de implantes faciais, dentre eles a prótese de bochecha.

A indicação para adotar esse tipo de cirurgia tem grande apelo estético, sendo muito comum para casos em que a pessoa perdeu volume em sua face por conta da idade. Essas pessoas procuram então suavizar rugas, vincos ao redor do nariz e na região dos olhos, melhorar a flacidez, amenizar marcas de cicatrizes e olheiras, além de desejar que sejam remodelados e ampliados os contornos faciais como a boca, nariz, mandíbulas, queixos e a região conhecida como maçã do rosto.

Além da questão estética, a prótese de bochecha pode ser indicada para restauração de pacientes que sofreram algum tipo de acidente ou trauma, casos em que o paciente retira um tumor de seu rosto, ou ainda casos de aids, uma vez que nestes casos ocorre a lipoatrofia facial, ou seja, há uma redução de gordura na região no rosto.

Tipos de implantes faciais e a prótese de bochecha

Existe um leque extenso de opções de implantes faciais, de modo que é possível categorizá-los em grupos. Sendo assim, pode-se notar a presença dos implantes líquidos, dos implantes sólidos e dos implantes que apresentam, ou não, material biodegradável em sua composição.

Com relação aos implantes faciais líquidos, encontram-se os de preenchimento dérmico injetável, tendo como opções:

  • Silicone líquido;
  • Hidroxiatatita;
  • Polimetilmetacrilato (PMMA);
  • Ácido hialurônico;
  • Hidrogel.

Os procedimentos que utilizam aplicação de silicone líquido não são permitidos pela agência reguladora de vigilância sanitária dada a sua periculosidade à saúde. Desse modo, essa substância é proibida por causa reações alérgicas, danos físicos e deformações severas em quem a aplica.

Os implantes sólidos, por sua vez apresentam alternativas como:

  • Prótese de silicone;
  • Medpor;
  • Lipoenxertia, em que são utilizados enxertos de gordura do próprio corpo.

Prótese de bochecha cuidados no pós-operatório

Os casos em que se escolhe a prótese, os pacientes costumam receber alta no mesmo dia. Apesar disso, é recomendável que o paciente evite fazer muitos esforços ou inclinar muito a cabeça para baixo durante a primeira semana. Após esse período a restrição fica somente com relação a práticas esportivas, ou que exijam muito esforço, e a exposição ao sol.


Publicações Relacionadas

Regiões onde a Consulta Ideal atende prótese de bochecha:


prótese de bochecha
prótese de bochecha