Situações mais comuns que exigem a prótese de língua

Durante seus anos de vida um indivíduo é capaz de realizar inúmeras atividades, vivenciar muitas experiências e adquirir conhecimento. Existem diversas situações que podem ocorrer durante a sua vida, sejam elas agradáveis ou não. Dessa forma, é possível que ocorra algum imprevisto, de modo que haja necessidade de adotar a prótese de língua, seja para permitir que o indivíduo se comunique de maneira apropriada, seja para se alimentar ou mesmo para conseguir reintegrar-se à sociedade e ter uma vida normal.

Os motivos mais comuns para glossotomia total (remoção da língua) ou parcial são os acidentes com armas de fogo, o surgimento de um tumor maligno e exposição excessiva a radiação terapêutica acima dos níveis recomendados de tolerância. Mesmo assim, não há resultados científicos que consigam apontar de maneira concreta um fator isolado que seja causador de carcinomas na região. Estudos apontam que fatores externos e internos podem corroborar para o surgimento desse tipo de câncer. Dentre os fatores externos pode-se citar: consumo de álcool, tabagismo e sífilis, por exemplo.

As próteses utilizadas para o tratamento de casos de câncer de boca, como a prótese de língua, são essenciais para que o paciente apresente autonomia em sua rotina. Isso porque, dentre as complicações atreladas a glossotomia, encontram-se:

  • Limitação na mobilidade da língua o que dificulta sua comunicação;
  • Dificuldade na mastigação e deglutição, prejudicando sua alimentação;
  • Perda de sensibilidade, afetando seu paladar.

Prótese de língua e a palatografia

A palatografia é um método que analisa as áreas de adaptação da língua à superfície da palatina da prótese superior ao se pronunciar determinados fonemas. Dessa forma, a palatografia tem muita utilidade como forma de evitar defeitos fonéticos derivados de moldes mal feitos do palato das próteses superiores. Portanto, a palatografia apresenta grande serventia para a construção de próteses de língua com boa adaptabilidade ao paciente.

De modo geral, a palatografia é demasiadamente simples, sendo um processo que pode ser realizado de maneira rápida. Para tanto, é necessário que algumas condições sejam atendidas, tais quais:

  • Apresentação de bases de prova estáveis;
  • Palato esculpido adequadamente;
  • Dimensão vertical de oclusão adequada aos dentes montados;
  • Devida orientação, de modo que o paciente seja devidamente instruído a respeito do procedimento a ser realizado.

Prótese de língua novas pesquisas e descobertas

Existem diversos estudos e pesquisas que vem sendo conduzidas com o objetivo de salientar a importância da elaboração correta de uma prótese de língua para pacientes que passaram por uma glossotomia total, considerando as características que estas devem apresentar de forma a proporcionar melhores condições de vida por meio de adequação em sua comunicação e alimentação.


Publicações Relacionadas

Regiões onde a Consulta Ideal atende prótese de língua:


prótese de língua
prótese de língua