Conheça mais sobre a prótese dentaria

A prótese dentaria é uma estrutura utilizada para restauração do sorriso através da substituição de um ou mais dentes que estão faltando na arcada dentária ou quando estes estão comprometidos. São indicadas para melhorar as funções básicas de mastigação, de fala e até mesmo por questões estéticas, melhorando a auto estima do paciente e a sua qualidade de vida.

Motivos para cuidar da prótese dentaria

Assim como os dentes naturais, a prótese dentaria requer cuidados. Manter uma boa higiene bucal, escovando e fazendo uso do fio dental e enxaguante bucal pra remover restos de alimentos e assim, evitar problemas como mau hálito e inflamações. Além disso, é importante visitar regularmente o dentista para que ele possa avaliar a situação da prótese dentária e se há ou não a necessidade de substitui-la.

Quais são os tipos de prótese dentaria

Para saber qual o tipo de prótese dentaria mais adequado, o dentista irá avaliar o quadro clínico do paciente e a quantidade de dentes que estão faltando para reposição.A prótese dentaria pode ser classificada como parcial quando há falta de alguns dentes ou total, que caracteriza a ausência de todos os dentes. Podem ser removíveis ou fixas. Listamos a seguir os principais tipos de prótese dentaria:
  • Prótese parcial: substituir a falta de algum dente, geralmente, são removíveis;
  • Prótese total: também conhecida popularmente, como dentadura, é indicado nos casos de perda de muitos dentes. É feita com base no formato, cor e tamanho dos dentes originais;
  • Implantes: é recomendado quando há necessidade de substituir o dente e a raiz, servindo de suporte para a colocação de prótese dentária sob o implante;
  • Prótese fixa: indicadas quando é preciso preencher espaços com falta de dente, devido à dificuldade em sua higienização tem caído em desuso.

Para saber qual tipo de prótese dentaria mais adequado e que atendas às suas necessidades, procure um bom profissional para avaliação do quadro clínico e estado da saúde bucal. Em alguns casos, poderá ser necessário realizar alguns exames laboratoriais e radiográficos para um melhor diagnóstico. Procure por profissionais que tenham reconhecimento no mercado e prestem serviços de qualidade a um preço justo.


Publicações Relacionadas

Regiões onde a Consulta Ideal atende prótese dentaria:


prótese dentaria
prótese dentaria