Quais as vantagens e desvantagens da prótese dentaria fixa total
A prótese dentaria fixa total é recomendada para pacientes que perderam os seus dentes naturais. O alto índice de sucesso neste tipo de tratamento está relacionado à quantidade de osso remanescente e na qualidade da gengiva que reveste o osso.
Assim, quando ocorre a perda de um ou mais dentes é preciso procurar o mais rápido possível um dentista para que ele possa avaliar o quadro clínico da situação e indicar o tratamento odontológico mais adequado para cada caso. Com isso, evita-se a perda óssea do local e a movimentação dos dentes ao redor, aumentando as chances de obter resultados mais satisfatórios.
Quais são as vantagens
A prótese dentaria fixa total pode ser constituída de resina, reproduzindo os dentes e a gengiva de forma a se assemelhar o máximo possível aos naturais e assim, conferir um aspecto natural ao sorriso.
Veja algumas das vantagens:
- Custo pode ser mais baixo;
- Independe da qualidade do osso;
- É um procedimento mais rápido;
- Devolve a auto estima;
- Melhora a mastigação e fala.
Quais são as desvantagens
Há alguns pontos negativos que precisam ser levados em conta, como por exemplo, pode ocorrer a perda de osso gradualmente o que ocasiona uma dificuldade de estabilização da prótese e dificuldade na mastigação. Em alguns casos, é preciso de uma preparação quando os dentes remanescentes estiverem intactos precisarão sofrer um desgaste para a colocação da prótese dentária o que pode comprometer a sua estrutura.
Veja algumas das desvantagens deste tipo de prótese dentária:
- Pode ser necessário realizar o desgaste de outros dentes saudáveis;
- O dente substituto não fica integrado ao osso;
- Em alguns casos, não é possível o uso do fio dental entre os dentes devido à falta de espaço entre eles;
- Pode ocorrer o acúmulo de resíduos de alimentos por baixo da prótese, sendo necessário o uso de escovas interdentais.