Saiba mais sobre a prótese dentaria flexível

A prótese dentaria flexível é uma das técnicas empregas em tratamentos odontológicos nos casos de perda de dente. Através deste método, é realizada a reposição de dentes que foram perdidos, melhorando a função de mastigação e da fala, além de proporcionar bons resultados estéticos ao sorriso.

O que é a prótese dentaria flexível?

Este tipo de prótese surgiu como forma alternativa à prótese dentária removível com grampo metálico.

A prótese dentaria flexível tem sido muito procurada, pois os grampos não ficam visíveis já que são constituídos de um material com coloração semelhante a gengiva e aos dentes naturais, ficando praticamente imperceptíveis e dando um aspecto mais natural ao sorriso.

Quais as vantagens e quando é indicado o uso da prótese dentaria flexível?

Além dos ótimos resultados estéticos, este tipo de prótese dentária proporciona maior segurança e auto estima para pessoas com múltiplas perdas dentárias. Listamos a seguir algumas vantagens:

  • Os grampos são confeccionados na mesma tonalidade dos dentes e da gengiva;
  • Melhora na estética do sorriso;
  • Flexibilidade;
  • Mais conforto.

Não há uma regra expedirias no uso da prótese dentaria flexível, mas algumas situações favorecem o seu uso e melhor adaptação, tais como: pessoas com ausência de dentes e boa estrutura óssea.

O uso da prótese dentaria flexível pode ser recomendado durante o período de osseointegração que ocorre em tratamentos com implantes dentários. Por ser de uso temporário, é muito recomendada nesses casos. São uma ótima forma para resolver problemas estéticos provisórios até que o tratamento definitivo de implantação de prótese dentária seja finalizado.

Saiba quais são os pontos desfavoráveis

Embora apresente muitos aspectos positivos, a prótese dentaria flexível apresenta alguns pontos não tão favoráveis. Há relatos de pacientes que apresentam dificuldade na adaptação e se queixam de desconforto durante a mastigação

Não há como prever este tipo de situação, pois varia de pessoa para pessoa.

De qualquer forma, para saber qual o tratamento e o tipo de prótese mais adequada para cada situação é preciso consultar um dentista, pois somente ele está apto a avaliar o quadro clínico do paciente e indicar o procedimento que atenderá às necessidades de cada paciente.


Publicações Relacionadas

Regiões onde a Consulta Ideal atende prótese dentaria flexível:


prótese dentaria flexível
prótese dentaria flexível