Prótese dentaria total

Prótese dentaria total é o nome do elemento odontológico responsável por substituir artificialmente os dentes perdidos em toda uma arcada inferior, superior ou ambas. Vale pontuar que as próteses são solicitadas pelos dentistas, mas apenas o protético é responsável pela sua confecção, a partir de moldes feitos pelo cirurgião dentista. Em linguagem popular, a prótese dentaria total é conhecida por dentadura.

Embora possa levar algum tempo para que a pessoa consiga se habituar a utilizá-la, e embora nunca seja exatamente idêntica aos dentes naturais, hoje em dia a prótese dentária oferece uma aparência muito mais natural e maior conforto quando comparada aos modelos de alguns anos atrás.

A funcionalidade da prótese dentaria total

No caso de próteses totais, uma base acrílica da cor da mucosa bucal se apóia sobre a gengiva do paciente. A base da prótese superior é responsável por cobrir todo o palato (céu da boca), enquanto a prótese inferior é confeccionada na forma de uma ferradura, a fim de viabilizar um espaço livre no qual se possa acomodar a língua.

É importante destacar que por mais que você esteja certo de que a prótese total é a mais apropriada para as suas expectativas, somente um cirurgião dentista poderá indicar o modelo mais adequado para as suas necessidades. Isso porque ele irá levar em consideração fatores como o estado de adaptação da arcada, e o motivo que levou ao comprometimento dos dentes. A prótese dentaria total normalmente é mais indicada para pessoas que:

  • perderam muitos ou todos os dentes;
  • tiveram dentes comprometidos por infecções bucais;
  • tiveram dentes perdidos por conta de acidentes traumáticos;
  • perderam dentes por conta do comprometimento ósseo ou gengival.

Os cuidados com a prótese dentaria total

Quando alguém passa a ter uma prótese em sua boca como forma de repor um ou mais dentes perdidos, é preciso ter em mente que embora seja um dente artificial ele precisa ser cuidado, e principalmente higienizado, assim como os demais. Portanto, é importante que a sua limpeza seja diária, após as refeições diurnas e noturnas. Além disso, a prótese dentaria total por oferecer a flexibilidade de ser retirada da boca quando necessário, pode ser escovada com uma escova específica para a limpeza de tal elemento, a indicação deve ser feita pelo dentista após a colocação da prótese dentaria total.


Publicações Relacionadas

Regiões onde a Consulta Ideal atende prótese dentaria total:


prótese dentaria total
prótese dentaria total