Prótese em odontopediatria

Engana-se quem pensa que somente os adultos podem precisar de próteses dentárias em algum momento da vida. Embora seja bastante incomum, em alguns casos, crianças também podem apresentar problemas que exigem a intervenção da prótese em odontopediatria. Muitas vezes, essa necessidade ocorre por conta de:

  • acidentes traumáticos;
  • má higienização;
  • alimentação com excesso de açúcar e carboidratos;
  • entre outros desequilíbrios que afetam a estrutura óssea da arcada.

Acontece que esses hábitos são agressivos e provocam doenças que agem rapidamente gerando grandes destruições coronárias, atingindo grupos dentários e, por isso, a criança pode ter uma perda dentária precoce, o que compromete a sua oclusão em uma das fases mais importantes de crescimento e desenvolvimento.

O tratamento para colocação da prótese em odontopediatria

O tratamento em crianças que precisam da reposição de dentes faltantes se inicia desde a primeira consulta ao odontopediatra. Lá, o responsável pela criança recebe as orientações necessárias e é informado a respeito das condutas que poderão ser realizadas pelo profissional. Para estabelecer o diagnóstico da técnica de aplicação da prótese em odontopediatria, além da anamnese criteriosa, os exames clínico e radiográfico são indispensáveis.

É importante informar que na odontopediatria, o profissional é um especialista de muitas outras subespecialidades, como a endodontia e a dentística, por exemplo; sendo assim, será responsável por dar andamento ao tratamento aquele que tiver mais habilidade com o perfil do paciente em questão, e que já tiver atuado com algum caso do tipo.

Além disso, tratar de crianças requer um conhecimento aprofundado acerca das características e necessidades infantis, por isso para um profissional administrar a aplicação da prótese em odontopediatria, é necessária uma completa interação com o paciente e o responsável durante todo o tratamento; sendo assim a duração do processo dependerá não só das lesões encontradas, mas também da preparação e adaptação entre paciente e cirurgião odontopediatria responsável.

A estrutura da prótese em odontopediatria

Assim como qualquer outra, a prótese em odontopediatria deve estar bem ajustada ao preparo protético. Além disso, deve ser de fácil higienização, não interferindo na fonação e no posicionamento lingual quando for removível e, assim como a prótese total, deve ser controlada, ajustada e adaptada pelo odontopediatra e pelos demais profissionais envolvidos na implantação da prótese em odontopediatria. O objetivo é que o desenvolvimento da arcada da criança não seja prejudicado de nenhuma maneira.


Publicações Relacionadas

Regiões onde a Consulta Ideal atende prótese em odontopediatria:


prótese em odontopediatria
prótese em odontopediatria