Prótese parcial removível

Próteses existem de muitos tipos. Fixas, sob a forma de coroas, em ponte fixa, em sistemas com grampos, em sistemas para implantes, assim como próteses removíveis flexíveis. Todos esses casos podem ser abrangentes ou parciais. A prótese parcial removível e aquele tipo de prótese, geralmente de plástico trabalhável com temperatura, que cobre alguns dentes apenas, com um arcabouço transparente ou levemente colorido. Sendo removível, é bastante prática e dificilmente perceptível por quem conhece quem a usa. Muitas vezes serve para dentes não aparentes.

Qual o uso específico de prótese parcial removível? O primeiro é cobrir a ausência de um dente localizado distante de boa parte da arcada sã, sem qualquer problema. Ou seja, esse dente ficava isolado, e portanto isso precisa ser tratado de alguma forma, colocando algo no seu lugar, não compensando fazer uma prótese mais ampla. Outro uso é o de suprir a carência de um dente por meio de uma solução que possa ser removida facilmente. A remoção do dente substituto seria interessante para o paciente.

Quais os prós e os contras da prótese parcial removível?

A prótese parcial removível é em outras palavras um estepe que dura somente algum tempo, de forma geral, para um dente que fica geralmente escondido. Nesse sentido, é uma solução muito interessante para quem quer pagar pouco por algo que resolve seu problema rapidamente. Por sua vez, a prótese desse tipo não é recomendada em toda e qualquer situação, e é bom insistir nisso. Veja alguns prós e contras:

  • Pró: ela costuma ser barata;
  • Pró: ela é fácil de manufaturar;
  • Pró: ela serve como solução temporária;
  • Pró: ela imita realmente o dente original;
  • Pró: ela serve para quase qualquer situação;
  • Pró: ela dispensa retirar outros dentes;
  • Contra: ela não é uma solução definitiva;
  • Contra: ela não promove muito boa aceitação (conforto) a médio prazo.

Uma prótese parcial removível normalmente é um passo para a fixa?

Geralmente é isso o que deveria ocorrer. Implantar uma solução para uma pessoa com um problema urgente, sem muito custo, para aos poucos convencê-la a resolver de vez o seu problema. Mas, seja como for, não é isso o que muitas vezes ocorre. Consulte seu dentista sobre o prazo de validade de sua prótese parcial removível e avalie opções a mais longo prazo, talvez com utilização de implantes, coroas ou outras operações mais dispendiosas. Talvez compense depois partir nessa direção.


Publicações Relacionadas

Regiões onde a Consulta Ideal atende prótese parcial removível:


prótese parcial removível
prótese parcial removível