Prótese removível flexível

As próteses dentárias variam muito de tipo e de preço. Tendo em vista isso, e sabendo-se que a prótese busca, em última instância, reduzir os riscos com a perda do dente original para a arcada dentária, é que surgiram as próteses removíveis, que porém, quando com grampos, dificultam em muito a mastigação e causam muita dor. Para lidar com esse desafio, a prótese removível flexível conjuga um arcabouço plástico termoformável com peças em outros materiais que substituem os dentes originais.

A prótese removível flexível não surgiu recentemente, nem usa materiais muito avançados. Ela foi simplesmente a forma como a indústria viabilizou colocar dente(s) artificial(is) em pessoas com problemas de queda dentária sem que isso impactasse demais no custo. O principal concorrente a ela, mas bem mais cara, é a ponte móvel dentária, mas a prótese removível flexível apresenta contra ela diversas vantagens. Primeira delas, é praticamente imperceptível. Segunda, o custo. Terceira, evita o uso de grampos metálicos.

Quando usar uma prótese removível flexível?

A prótese removível flexível é confeccionada em plástico inerte e sem problemas de contaminação. Esse material permite fácil termoformação, e portanto fácil fabricação. Por sua vez, os materiais para o dente podem ser os mais diversos, sempre imitando as cores originais. Não se espere, porém, uma imitação perfeita. Ela existe na medida em que a prótese é usada diariamente.

  • Quando se busca uma prótese fácil de colocar e retirar;
  • Quando se busca uma solução na cor da arcada e do dente para o original;
  • Quando se busca uma solução esteticamente mais harmônica do que a prótese com grampos metálicos;
  • Quando se procura uma prótese temporária para a fase de cicatrização de implante dentário;
  • Quando se busca um substituto para o dente com cor mais próxima da natural.

Uma prótese removível flexível é cara?

Bem mais barata que uma prótese fixa tradicional, uma coroa para implante ou mesmo um implante definitivo. Uma prótese flexível removível é uma boa opção para quem não tem como investir muito em solução para prótese mas não quer o inconveniente de grampos ou outras soluções até mesmo intermediárias em preço, mas que não possuem as vantagens estéticas da prótese removível flexível. Porém, é preciso anotar que a flexibilidade desse tipo de prótese pode trazer alguns inconvenientes em uso contínuo. Consulte seu ortodontista.


Publicações Relacionadas

Regiões onde a Consulta Ideal atende prótese removível flexível:


prótese removível flexível
prótese removível flexível